A natação e a hidroginástica não têm limite de idade e não são só os atletas que precisam de saber o que fazer para melhorar a sua performance na piscina. Qualquer pessoa pode potenciar o seu desempenho e sentir-se ainda melhor durante e após o exercício.
1. Cerca de 3 horas antes do treino faça uma refeição leve mas completa.
2. Se não lhe for possível fazer uma refeição completa, ou se é hora de lanchar, privilegie os hidratos de carbono, a melhor fonte de nutrientes para os músculos.
3. Comece a hidratar-se com antecedência. Cerca de 2 horas antes de ir para a piscina, comece a beber aos poucos cerca de meio litro de água. Na piscina, a sensação de sede pode ser menos percetível e o risco de desidratação aumenta.
4. Nunca ingira bebidas alcoólicas antes de ir para a piscina e evite também o café e as bebidas gasosas que, em vez de hidratarem, fazem perder líquidos.
5. Não deve praticar natação de estômago vazio. Para fazer exercício é preciso ter energia. Não comer compromete o bom rendimento do exercício e os seus benefícios e pode mesmo ser perigoso para a sua saúde.
6. Após exercício o corpo precisa de recuperar a energia muscular, pelo que deverá optar por alimentos ricos em hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e minerais e água.
7. Se pratica natação ou hidroginástica com orientação de um professor, este deverá orientar a aula de modo a incluir exercícios de aquecimento no início e de arrefecimento no final. Mas se pratica sem professor, tenha sempre esse cuidado: comece a um ritmo lento, aumente-o progressivamente e reserve os últimos 10 minutos finais para o abrandamento e alongamentos. Caso contrário, será quase certo ter dores musculares no dia seguinte…