Menus saudáveis, uma opção para todos os dias

Imagem

maePara fazer no dia-a-dia uma alimentação completa, equilibrada
e variada é fundamental não perder de vista três pontos fundamentais:

  • 1. incluir os 7 grupos de alimentos: cereais e derivados, tubérculos; hortícolas; fruta; lacticínios; carnes, pescado e ovos; leguminosas; gorduras e óleos; para além de água em quantidades adequadas.
  • 2. respeitar as proporções aconselhadas para cada grupo: há que ter em conta que nenhum grupo é mais importante do que outro e não existem alimentos bons nem maus. Devemos comer alimentos de todos os grupos.
  • 3. alternar a escolha entre alimentos do mesmo grupo: estes são nutricionalmente semelhantes, por isso, podem e devem ser regularmente substituídos uns pelos outros, de modo a assegurar-se a variedade.

E não esqueça…

• Planifique a sua alimentação.
• Comece sempre o seu dia com um bom pequeno-almoço.
• Coma mais vezes e menos de cada vez.
• Varie o mais possível os alimentos.
• Coma de tudo, mas com moderação.
• Beba água antes de sentir sede.
• Consulte regularmente a Roda dos Alimentos para ter a noção das porções indicadas por grupo de alimentos.
• Pratique atividade física pelo menos 3 vezes por semana.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.