Em tempo de férias, produzem-se ainda mais desperdícios. Além dos resíduos comuns do dia a dia, acrescem as embalagens que transportam alimentos para a praia, campo, piqueniques, etc.
Os ecopontos nem sempre estão por perto, mas isso não significa descuidar o gesto de reciclar. Especialmente em locais públicos, em plena comunhão com o meio ambiente, devemos dar ainda mais importância à reciclagem.
Para onde quer que vá, leve consigo pelo menos um saco para depositar lixo orgânico e outro para materiais que podem ser reciclados. Caso não existam contentores de ecoponto no local onde se encontra, leve consigo todos os resíduos (latas, garrafas, papel e todo o tipo de embalagens) até ao ecoponto mais próximo.
Sugestões para reduzir desperdícios
- Prefira pratos, copos e talheres não descartáveis/ reutilizáveis (há diversas soluções em plástico rígido, atraentes, leves e fáceis de transportar) que depois pode voltar a levar para casa.
- Opte por guardanapos de tecido, evitando assim acumular desperdícios de guardanapos de papel.
- Se possível, transporte os alimentos e bebidas em embalagens domésticas encastráveis umas nas outras, para as poder trazer de volta sem ocupar muito espaço.
E não se esqueça: tudo o que deixar na praia (até ao mais pequeno plástico) será levado pelo mar e acabará por causar sérios danos ao ecossistema marinho.
Boas férias!