Açúcar ou adoçante? Qual a melhor opção?

Imagem

acucar_adocanteSerão os adoçantes realmente menos calóricos que o açúcar? A resposta é sim, mas não necessariamente aconselháveis para todos os casos.

O adoçante é um produto à base de edulcorantes, substâncias com capacidade adoçante muito mais elevada que o açúcar. Entre os mais comuns, encontram-se os artificiais (sacarina, aspartame, ciclamato…) e os naturais, como a frutose (que contém mais calorias).

O aspartame e a sacarina são dois adoçantes amplamente utilizados em produtos diet. Porém, se consumidos em quantidades elevadas, acabam por ter o efeito contrário do que se deseja.

Quando há restrições ao açúcar por motivos de saúde ou emagrecimento, os adoçantes são normalmente a opção recomendada. Nos restantes casos, o açúcar orgânico, amarelo ou mascavado, um produto natural que é bem metabolizado pelo organismo, será a melhor escolha.

O nosso melhor conselho: açúcar ou adoçante, consuma o mínimo possível. Procure educar e desabituar progressivamente o seu paladar ao açúcar. Sempre que possível, substitua-o por mel (q.b.) ou canela e aprecie mais o sabor natural dos alimentos.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.