Retomar o exercício depois de um longo período de pausa

Imagem

atividade_fisica_2Voltar a praticar exercício físico depois ter estado inativo por algum tempo requer cuidados semelhantes aos de quem vai praticar exercício pela primeira vez.

Com a inatividade, a capacidade física é afetada, diminuindo a flexibilidade, resistência, força e massa muscular. Por isso, é importante não sobrecarregar a musculatura e as articulações e retomar as atividades gradativamente, de modo a evitar lesões ou frustrações desnecessárias. Só assim dará tempo ao corpo para recuperar e preparar-se gradualmente a um ritmo mais intenso.
Se possível, não recomece sozinho. Procure o conselho e acompanhamento de um profissional que esteja a par das suas condições físicas.

Importante também é manter-se motivado ao longo de todo o ano e não apenas em algumas épocas do ano. O exercício deve ser encarado como um prazer, um preventivo de saúde e de caráter regular.

Lembre-se que cada vez que interrompe a atividade física, sentirá sempre maior dificuldade em recuperar o ritmo. E lembre-se também que nunca é tarde para começar ou recomeçar!

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.