De marmita para o trabalho!

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marmitaLevar o almoço para o local de trabalho é uma tendência que tem vindo a acentuar-se nos últimos anos. Mas preparar uma marmita todos os dias pode ser um desafio. Aqui ficam algumas sugestões saborosas, práticas e de fácil conservação.

Como preparar a marmita?

  • Cozinhar em maior quantidade para poder reaproveitar as sobras é uma das formas mais simples. Mas, para não repetir refeições na mesma semana, congele o que sobrou, em dose individual, para consumir na semana seguinte.
  • Opte por alimentos fáceis de reaquecer, de preferência grelhados, cozidos ou assados e não esqueça os vegetais como acompanhamento.
  • As saladas frias são práticas, se não houver micro-ondas disponível. Mas não se esqueça de juntar aos vegetais algumas proteínas (carne, peixe, ovos, tofu, seitan) e hidratos de carbono (massas ou leguminosas por exemplo). Tempere no momento, com azeite, limão ou lima e ervas aromáticas.
  • No caso das sanduiches, prefira o pão integral ou de cereais. Há mil e um ingredientes que pode adicionar, como atum, delícias, salmão, frango, peru, fiambre de aves, carne assada, queijo fresco, ovo cozido… sem esquecer os vegetais como o tomate, alface, rúcula, cenoura, pepino, beterraba, milho…
  • Tartes e quiches são também uma opção prática.
  • E não esqueça a sopa, que é nutritiva e saciante, para iniciar a refeição.
  • Termine com uma peça de fruta, salada de frutas ou gelatina.

NOTAS:

  • evite alimentos com natas, maionese e outros molhos de fácil deterioração;
  • transporte os alimentos numa bolsa térmica e guarde-os no frigorífico logo que chegue ao seu local de trabalho;
  • antes de aquecer no micro-ondas, transfira os alimentos para um prato de cerâmica ou vidro.
Salada de grão-de-bico:
Junte 100g de grão-de-bico cozinhado com um ovo cozido e cortado em pedaços, alho e cebola pré-refogados, azeitonas e frango desfiado (previamente cozido ou grelhado). Tempere com salsa picada e cominhos (por exemplo) e regue com um fio de azeite. Pode saborear frio ou aquecido. Bom apetite!

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