8 dicas de congelação de alimentos

Imagem

congelar_alimentosQuantas vezes sobram grandes quantidades de alimentos, cozinhados ou por cozinhar, que não queremos desperdiçar? A solução: congelar! Mas congelar tem os seus quês, para evitar perda de nutrientes, textura e sabor e evitar contaminações. Aqui ficam 8 dicas.

1. Higiene
A qualidade de um produto congelado depende do seu estado de frescura e higiene antes da congelação. No caso dos legumes, é importante lavar e preparar adequadamente através do processo de branqueamento: ferva-os durante alguns minutos e mergulhe-os imediatamente em gelo. Seque e coloque no recipiente para congelar.

2. Dosagens
Congele os alimentos em doses individuais, de modo a utilizar apenas a quantidade desejada, sem ter que descongelar a totalidade.

3. Alimentos líquidos
Não encha demais os recipientes com alimentos como sopas, bebidas ou cozinhados com molhos, deixando espaço suficiente para a água neles contida se expandir.

4. O que não congelar?
Alguns alimentos não resistem à congelação, podendo tornar-se excessivamente moles ou duros após descongelação. Alguns exemplos: batatas, massas, ovos, cogumelos frescos, queijos frescos, molhos à base de gordura, alface e outros legumes e frutos ricos em água…
No que respeita a legumes crus, o ideal é congelar apenas os que pretende cozinhar posteriormente e não os que tenciona consumir crus.
Não congele alimentos crus duas vezes. Depois de os descongelar, deverá cozinhá-los e depois sim, pode voltar a congelar.

5. Congele os temperos
Quando lhe sobrar vinho de uma refeição, congele em cuvettes de gelo. Assim, poderá consumi-lo em qualquer altura numa receita. Pode também congelar ervas aromáticas frescas, já lavadas e picadas e regadas com azeite também em cuvettes.

6. Arejamento
Nunca encha demais o congelador. É necessário deixar que o ar circule para que se preservem homogeneamente.

7. Não esqueça as etiquetas!
É muito fácil já não se lembrar do conteúdo das embalagens ao fim de algum tempo. Coloque sempre etiquetas identificativas do produto, quantidade e data de congelação.

8. E como descongelar?
De preferência, no frigorífico, lentamente, devendo cozinhar o produto, no máximo, no dia seguinte. Se descongelar no micro-ondas ou sob água, cozinhe de imediato.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.