E depois do ecoponto?

Imagem

ecopontoSabia que o vidro pode demorar entre 4 mil anos a 1 milhão de anos a ser totalmente consumido pela natureza? E que o plástico pode resistir durante 500 anos (em alguns casos nem sequer se decompõe), ao passo que o alumínio demora mais de 200 anos? E que 6 meses é o tempo necessário para que o papel se decomponha?

No nosso dia a dia, felizmente, já há muito tempo que utilizamos objetos reciclados. Algumas das suas roupas, por exemplo, podem conter materiais que já foram garrafas de água e o seu automóvel, elementos que já foram latas de conserva. É este o objetivo da reciclagem precisamente: dar nova vida aos materiais em vez de os deixar inutilizados na natureza ou poluir o planeta.

ECOPONTO VERDE: Em que se transforma o vidro?
O vidro pode ser reciclado vezes sem conta sem perder qualidade. Ao colocá-lo no ecoponto, está a garantir o seu reaproveitamento a 100% e a evitar o recurso a matérias-primas e consequente desgaste de recursos naturais.

ECOPONTO AMARELO: E o plástico?
Uma embalagem de detergente pode transformar-se no mesmo tipo de embalagem, mas também em vasos, mesas, cadeiras e outras peças de mobiliário de exterior, tubos de canalização, etc. As garrafas de água, após transformadas em fibras têxteis, podem dar origem a malhas para a confeção de vestuário.

ECOPONTO AMARELO: E os metais?
O alumínio e o aço provenientes das latas e outros objetos colocados na reciclagem podem transformar-se em novas peças para automóveis ou eletrodomésticos.

ECOPONTO AZUL: E o papel?
O papel dá origem a novo papel, mas não é assim tão simples, uma vez que o papel usado só pode ser reciclado no máximo 5 vezes. Jornais, revistas, papel higiénico, guardanapos, papel de embrulho, embalagens alimentares, caixas e caixotes são algumas das possíveis “novas vidas” para o papel reciclado.

RECICLAR PERMITE POUPAR RECURSOS NATURAIS.
RECICLE. PROTEJA O SEU AMBIENTE!

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.