Segurança Alimentar: conhece as 4 regras?

Imagem

segurancalimentar
As bactérias são invisíveis a olho nu, mas estão por todo o lado. Proliferam-se rapidamente, sobretudo em locais como cozinhas, onde todos os cuidados são necessários. Para evitar que isso aconteça, há que ter o cuidado de cumprir 4 regras essenciais.

Limpar – lavar as mãos, utensílios e superfícies com frequência
Lavar as mãos com frequência com água morna e sabão é a melhor forma de garantir a higiene e segurança durante o manuseamento de alimentos. Lave-as, no mínimo, durante 20 segundos e sempre que for necessário. Tal como as mãos, todos os utensílios (facas, descascadores…) e superfícies (bancadas, tábuas de cozinha, recipientes…) devem ser higienizados com a frequência necessária.

Separar – evitar contaminação cruzada
Separe devidamente os vários tipos de alimentos. Utilize uma tábua para a preparação de legumes frescos e outra tábua para carne, peixe ou mariscos crus. E nunca misture alimentos crus com alimentos cozinhados na mesma superfície de preparação ou alimentos cozinhados num prato que anteriormente teve alimentos frescos.

Cozinhar – temperaturas adequadas
Ao cozinhar, tenha o cuidado de assegurar temperaturas suficientemente elevadas para impedir as bactérias de contaminar os alimentos.
Ao reaquecer sobras, tenha o cuidado de deixar ferver e, se utilizar o micro-ondas, certifique-se de que não existem áreas por aquecer.
Se possível, utilize um termómetro de cozinha para verificar o estado de cozedura de alimentos como carnes e peixe.

Refrigerar – temperaturas adequadas
A refrigeração é importantíssima! Nunca deixe alimentos cozinhados por mais de duas horas fora do frigorífico. Armazene-os e consuma logo que possível.
Mantenha estável a temperatura do seu frigorífico (a cerca de 4ºC).
Se precisar de descongelar, não exponha os alimentos à temperatura ambiente. Deixe descongelar lentamente no frigorífico ou recorra ao micro-ondas e prepare-os logo que possível.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.