Pipocas, porque não?

Imagem

pipocasSabia que as pipocas podem ser incluídas numa alimentação saudável? Normalmente vistas como alimentos muito calóricos, as pipocas são, na verdade, um alimento leve, saciante e pouco calórico e com muitos benefícios nutricionais. O que realmente lhes confere calorias em excesso são as gorduras, sal ou açúcar que lhes são adicionados.

Ricas em fibras integrais, as pipocas ajudam a manter a saciedade e contribuem para o bom funcionamento intestinal. Contêm uma percentagem de ácido fólico, magnésio e vitaminas do complexo B (tiamina e riboflavina). Um estudo recente da University of Scranton concluiu que, além dos nutrientes que já eram conhecidos, as pipocas também possuem polifenois (um tipo de antioxidante) em maior percentagem que a encontrada em alguns frutos.

E é tão fácil e rápido preparar uma taça de pipocas, seja para comer em casa, na escola ou no trabalho no intervalo das refeições! Aqui ficam algumas sugestões:

  • experimente preparar as pipocas com água, em vez de utilizar gordura: coloque numa taça de vidro 2 colheres de sopa de milho com 2 colheres de sopa de água. Cubra com película aderente e leve ao micro-ondas em potência máxima (o tempo depende de cada tipo de aparelho);
  • se utilizar gordura, prefira o óleo de coco (apenas um fio);
  • se não prescindir de as adoçar, substitua o açúcar branco por açúcar mascavado (o mínimo possível) ou misture um fio de mel para as envolver depois de prontas;
  • se aprecia pipocas salgadas, opte por sal marinho ou dos himalaias moído na hora (uma quantidade mínima);
  • outras opções: canela, raspas de laranja, raspas de limão, coco ralado, noz-moscada, caril… (misture no milho, antes de o aquecer).

Bom apetite!

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.