Sabia que há um gene a influenciar a quantidade de café que toma?

Imagem

cafe-e-geneticaSabia que a quantidade de café que ingere pode ser influenciada por um gene específico? Esta foi uma das conclusões de um estudo levado a cabo por uma equipa internacional de investigadores, liderada pelo geneticista Nicola Pirastu, da Universidade de Edimburgo, Escócia e publicado recentemente na revista científica Scientific Reports.

De acordo com os investigadores, uma variação do gene PDSS2 pode alterar a forma como a cafeína é processada no organismo, ao inibir o funcionamento de outros genes que estão envolvidos na quebra desta substância no corpo. Ou seja, a variação no gene PDSS2 protege a cafeína dos genes que se encarregam de se desfazer dela, deixando-a assim permanecer por mais tempo no organismo e influenciando a quantidade de café que cada indivíduo ingere.

O estudo envolveu cerca de 3000 indivíduos italianos e holandeses, que foram submetidos a testes genéticos e interrogados sobre a quantidade de café que ingeriam diariamente, sendo também avaliada a forma como o café era consumido nos respetivos países: em Itália a preferência por cafés expresso e na Holanda por café de filtro (com 3 vezes mais cafeína que um café expresso).

Esta avaliação permitiu concluir que os indivíduos com variação do gene PDSS2 ingeriam cerca de um copo de café a menos do que as que não têm essa variação no referido gene.
Apesar das conclusões, a equipa envolvida neste estudo considera que será necessário aprofundar conhecimentos no sentido de clarificar o mecanismo biológico que associa o gene PDSS2 ao grau de consumo de café.

Um pensamento sobre “Sabia que há um gene a influenciar a quantidade de café que toma?

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.