O que acontece quando não se faz uma das refeições?

Imagem

saltar-refeicoesSabia que não tomar pequeno-almoço, almoço ou jantar é altamente prejudicial para a saúde?
Não cumprir os horários das refeições faz com que o organismo se descontrole por não receber a quantidade de energia e nutrientes necessários para o seu normal funcionamento. Resultado, em vez de perder calorias, nas próximas refeições haverá tendência para comer alimentos mais calóricos em maior quantidade, como forma de compensação.

Porquê?
Muitas horas sem comer são interpretadas pelo organismo como um jejum, o que o leva a desacelerar o metabolismo, para poupar energia.
Como consequência, na refeição seguinte o organismo vai tentar compensar a descida dos níveis de açúcar a que foi sujeito, o que nos leva a sentir mais fome. E neste momento, terá também tendência para acumular mais energia – em forma de gordura – como prevenção, para o caso de ser novamente privado de alimentos. 
Por sua vez, quando não há um fornecimento regular de nutrientes, as funções cerebrais são também afetadas, desencadeando maior irritabilidade, dificuldades de concentração, cefaleias e outras perturbações físicas e emocionais.

O nosso conselho:
Saltar refeições (incluindo pequeno-almoço) é, portanto, altamente prejudicial. 
Planeie as suas refeições de modo a ingerir alimentos de 3 em 3 horas. Nunca deixe de tomar o pequeno-almoço e de fazer pequenos lanches a meio da manhã e a meio da tarde. Opte por uma alimentação completa, variada e equilibrada. Saiba mais em http://www.vivabem.pt/menus_saudaveis/menus_saudaveis

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.