Sabia que os vulgarmente designados chás de camomila, tília, limão, flor-de-laranjeira ou erva-cidreira são, na realidade, infusões?
É que o chá, propriamente dito, é uma bebida preparada a partir da infusão das folhas, flores ou raízes de uma planta específica, a Camellia sinensis, uma planta que pode dar origem a 5 categorias de chás, que variam segundo o grau de fermentação/ maturação:
• Branco (extraído exclusivamente das folhas mais tenras e não fermentado);
• Verde (resulta de uma ligeira fermentação);
• Oolong (um pouco mais fermentado que o verde);
• Vermelho (sofre um processo de maturação mais longo e prensagem);
• Preto (o mais fermentado de todos, desenvolvendo um sabor mais forte).
O que é então a infusão?
A infusão é o processo que permite transformar a planta do chá ou outras plantas ou frutos em bebida. O método consiste em verter água a ferver sobre as folhas, flores, cascas ou raízes, de modo a extrair as suas substâncias ativas. Antes de servir, a infusão deverá repousar cerca de 10 minutos em recipiente tapado.
E o que é a tisana?
A tisana é obtida através do processo de filtragem do líquido onde foram fervidas plantas com propriedades medicinais, sendo que, neste caso, as plantas fervem juntamente com a água. Antes de filtrar, a água deverá ferver cerca de 5 minutos em recipiente tapado e arrefecer cerca de 15 minutos sem destapar.
Saiba ainda que, tal como o café, o chá pode contribuir para o bom desempenho físico e intelectual, desde que consumido com moderação.
E agora, é hora de preparar um chá!