Horário das refeições influência a saúde

Imagem

horariosRespeitar os horários das refeições, e não esquecer o pequeno-almoço, é um hábito que poderá proteger a saúde cardiovascular. Estas são as conclusões de um estudo da autoria de Marie-Pierre St-Onge, professora da Universidade de Columbia (EUA), publicado recentemente na revista “Circulation”, da Associação Americana do Coração.

A autora titular deste estudo refere que os horários e a frequência das refeições têm influência na saúde devido ao seu impacto no “relógio interno” do corpo, conforme verificado nos testes que suportaram o referido estudo.

Quando o pequeno-almoço, almoço e jantar dão lugar a um padrão irregular de alimentação, ou seja, alimentos ingeridos por impulso a qualquer hora do dia, em quantidade e qualidade não desejáveis, o nosso “relógio” metabólico fica descontrolado.

Outros estudos realizados anteriormente referiam já que quem ingere pequeno-almoço diariamente é menos propenso a ter a pressão arterial elevada, ao passo que quem ignora regularmente esta importante refeição do dia tende a desenvolver obesidade e diabetes.

Apesar de ser necessário aprofundar um pouco mais estas conclusões, Marie-Pierre St-Onge enfatiza que comer conscientemente, mantendo uma dieta completa, equilibrada e variada, a par de um padrão de refeições regulares são fatores essenciais para o bom funcionamento cardiometabólico e um estilo de vida mais saudável.

Por último, a autora do estudo refere que todas as atividades devem ser bem planeadas e ter o seu lugar na agenda diária, incluindo fazer uma alimentação saudável e atividades físicas.

Mais informações aqui.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s