Qual o desporto ideal?

Imagem

A Organização Mundial de Saúde tem vindo a alertar para a importância da atividade física e é na infância que o hábito de praticar exercício físico deve ser naturalmente incutido.

O desporto tem, de facto, imensos benefícios físicos e cognitivos, trabalhando domínios como resistência, força, coordenação, disciplina, autoestima e relacionamento, bem como fortalece ossos, articulações e músculos, combatendo o sedentarismo e a obesidade.

Mas tem de ser uma motivação e não uma obrigação. É importante respeitar as preferências e interesse das crianças e nunca lhes impor uma modalidade. Poderá também pedir conselho ao seu pediatra, na eventualidade de a criança ter alguma limitação de saúde para determinada modalidade.

Escolher de acordo com a idade

  • Entre os 3 e 5 anos: em idade de jardim-escola, é importante promover o desenvolvimento psicomotor, a flexibilidade e a coordenação motora, através de desportos simples como ginástica, dança, natação, por exemplo.
  • Entre os 5 e os 8 anos: nestas idades, a criança já deve poder optar pelas suas modalidades preferidas, sendo ideal que combine uma modalidade mais individual (ginástica, artes-marciais) com um desporto coletivo (voleibol, basquetebol, etc.).
  • A partir dos 8 anos: a criança já sabe bem o que mais gosta, tendo uma escolha mais ampla e poderá até ter vontade de levar mais a sério alguma modalidade, o que exigirá maior dedicação e apoio de toda a família.

Escolher de acordo com a personalidade

Características da criança Sugestão
Tímida e insegura Desportos coletivos, como andebol, basquetebol, futebol, trabalham a sociabilização, o trabalho em equipa e a autoconfiança.
Tendência para a preguiça Desportos de exigência física moderada, como ginástica, ciclismo ou ténis, para a incentivar progressivamente.
Dificuldade de concentração Desportos que exigem coordenação de movimentos (e concentração) como artes marciais, natação, ténis, hip-hop júnior, por exemplo.
Expansiva e irrequieta Desportos com maior exigência física, como atletismo, hóquei em patins, canoagem, para desgastar as energias.
Desafiadora e competitiva Desportos de competição coletivos, que ensinem a importância de saber ganhar e saber perder, respeitar os adversários e as regras.
Perfecionista e autocontrolada Desportos individuais que trabalhem o movimento e o pormenor, como a ginástica ou a patinagem artística, ténis ou artes marciais.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s