Cálcio e Vitamina D, uma dupla de excelência!

Imagem

O cálcio é um mineral essencial, desempenhando um papel especialmente importante na formação e manutenção de ossos e dentes saudáveis e também fundamental para a saúde de músculos e nervos.

Mas não basta ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, para conseguir manter os níveis de cálcio que o corpo precisa. Para maximizar a absorção deste mineral, é muito importante assegurar a ingestão de outros nutrientes, com destaque especial para a vitamina D. Porquê? Porque esta vitamina tem a capacidade de estimular funções metabólicas básicas do organismo que potenciam os efeitos do cálcio.

Como combinar cálcio e vitamina D?

Sempre que possível, combine os alimentos ricos em cálcio com os que fornecem maiores percentagens de vitamina D.

Alimentos ricos em cálcio: leite, iogurtes, queijos, legumes de cor verde escura (como brócolos, agrião, salsa, couve), nozes, amêndoas, sementes de sésamo, grão-de-bico, feijão…

Alimentos fonte de vitamina D: gema de ovo, cogumelos, frutos do mar, manteiga, óleos de fígado e peixes como salmão, truta, sardinha e atum, que fornecem em simultâneo vitamina D e cálcio.

Outra forma de sintetizar a vitamina D é através da exposição aos raios do sol ao início ou final de dia (com as devidas precauções).

Não perca em breve as nossas dicas para aprender a combinar alimentos e retirar melhores benefícios dos seus nutrientes.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s