O cálcio é um mineral essencial, desempenhando um papel especialmente importante na formação e manutenção de ossos e dentes saudáveis e também fundamental para a saúde de músculos e nervos.
Mas não basta ingerir alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, para conseguir manter os níveis de cálcio que o corpo precisa. Para maximizar a absorção deste mineral, é muito importante assegurar a ingestão de outros nutrientes, com destaque especial para a vitamina D. Porquê? Porque esta vitamina tem a capacidade de estimular funções metabólicas básicas do organismo que potenciam os efeitos do cálcio.
Como combinar cálcio e vitamina D?
Sempre que possível, combine os alimentos ricos em cálcio com os que fornecem maiores percentagens de vitamina D.
Alimentos ricos em cálcio: leite, iogurtes, queijos, legumes de cor verde escura (como brócolos, agrião, salsa, couve), nozes, amêndoas, sementes de sésamo, grão-de-bico, feijão…
Alimentos fonte de vitamina D: gema de ovo, cogumelos, frutos do mar, manteiga, óleos de fígado e peixes como salmão, truta, sardinha e atum, que fornecem em simultâneo vitamina D e cálcio.
Outra forma de sintetizar a vitamina D é através da exposição aos raios do sol ao início ou final de dia (com as devidas precauções).
Não perca em breve as nossas dicas para aprender a combinar alimentos e retirar melhores benefícios dos seus nutrientes. |