Fibras: que quantidade comer diariamente?

Imagem

Porque reduzem níveis de glicose e de concentração de lípidos no organismo e reforçam o papel das bactérias protetoras, as fibras alimentares são essenciais na prevenção de diversos problemas de saúde, além de aumentarem o volume gástrico, proporcionando um efeito saciante e adiando a fome.

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de cerca de 25 a 30g de fibra diariamente, sempre associada ao consumo de água.

As fibras podem ser agrupadas em:
Solúveis – como o nome indica, têm a capacidade de se misturar com a água, aumentando o volume dos alimentos no estômago. Desta forma, promovem a saciedade e regulam o trânsito intestinal, aumentando a fermentação e proliferação de bactérias benéficas. Poderá obtê-las ao consumir legumes, frutos e alguns cereais como aveia, cevada ou centeio.
Insolúveis – não interagem com a água e formam misturas pouco viscosas, mas têm a capacidade de aumentar o volume das fezes e acelerar o trânsito intestinal. Poderá obter estas fibras em quase todos os vegetais, leguminosas e oleaginosas.

Não exagere!

Ao ingerir mais fibras que a dose recomendada, poderá prejudicar a absorção de minerais tais como ferro e zinco.

E não esqueça a água!

Nunca se esqueça que, sem ingerir água, as fibras não poderão desencadear os efeitos desejados. Beba 1,5 a 2 litros de água por dia (valor variável conforme a atividade física e temperatura atmosférica). A água vai potenciar o efeito “de limpeza” das fibras sobre o organismo e só assim é possível garantir os efeitos desejados.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s