Porque reduzem níveis de glicose e de concentração de lípidos no organismo e reforçam o papel das bactérias protetoras, as fibras alimentares são essenciais na prevenção de diversos problemas de saúde, além de aumentarem o volume gástrico, proporcionando um efeito saciante e adiando a fome.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de cerca de 25 a 30g de fibra diariamente, sempre associada ao consumo de água.
As fibras podem ser agrupadas em:
Solúveis – como o nome indica, têm a capacidade de se misturar com a água, aumentando o volume dos alimentos no estômago. Desta forma, promovem a saciedade e regulam o trânsito intestinal, aumentando a fermentação e proliferação de bactérias benéficas. Poderá obtê-las ao consumir legumes, frutos e alguns cereais como aveia, cevada ou centeio.
Insolúveis – não interagem com a água e formam misturas pouco viscosas, mas têm a capacidade de aumentar o volume das fezes e acelerar o trânsito intestinal. Poderá obter estas fibras em quase todos os vegetais, leguminosas e oleaginosas.
Não exagere!
Ao ingerir mais fibras que a dose recomendada, poderá prejudicar a absorção de minerais tais como ferro e zinco.
E não esqueça a água!
Nunca se esqueça que, sem ingerir água, as fibras não poderão desencadear os efeitos desejados. Beba 1,5 a 2 litros de água por dia (valor variável conforme a atividade física e temperatura atmosférica). A água vai potenciar o efeito “de limpeza” das fibras sobre o organismo e só assim é possível garantir os efeitos desejados.