Vamos preparar o teu pequeno-almoço?

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Se ainda não tomas o pequeno-almoço antes de sair de casa, este é um erro que tens que corrigir, se queres ter um bom ano escolar e um dia a dia cheio de energia!

Ao acordar, o cérebro precisa de combustível para “comandar” todo o corpo, tal como um automóvel precisa de combustível para circular. Aqui ficam alguns conselhos para ti. Começa gradualmente e vais ver que ao fim de um tempo, não consegues resistir a esta deliciosa primeira refeição do dia.

Primeiro, pôr a mesa de véspera!
A desculpa da falta de tempo fica assim resolvida. Antes de deitar, é importante que a família prepare a mesa do pequeno-almoço, com tudo o que for possível adiantar (canecas, taças, colheres, guardanapos, etc). Assim, de manhã, basta preparar o leite, o pão, os cereais… sem perder tempo com os utensílios!

Segundo, planear o menu!
Ou ao início da semana, ou no dia anterior, decide com a tua família o que vão colocar na mesa do pequeno-almoço, para poderem fazer compras com antecedência e não haver desculpas do género “Não há, então não como!”.

Terceiro, incluir tudo o que não pode faltar!
Já sabes que, para um pequeno-almoço perfeito, deves incluir alimentos que te forneçam:
• cálcio e proteínas – leite, iogurte, queijo, fiambre…
• hidratos de carbono – pão integral, pão de mistura, pão de sementes; flocos de aveia, cereais integrais…
• vitaminas e sais minerais – laranja, maçã, pera, cenoura, tomate…

Quarto, juntar a família!
Nem sempre a família tem os mesmos horários de saída, mas ninguém deve sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. Pelo menos os membros que puderem estar presentes no mesmo horário, devem fazê-lo e esta é a melhor forma de começar o dia!

Quinto, saborear!
Não é preciso comer uma grande quantidade. Quando o apetite matinal não é muito, o ideal será ir comendo à medida do apetite e não forçar, mas tentar incluir um pouco de tudo.

Precisas de sugestões?

  • 1 taça com flocos de milho e frutas + 1 copo de leite meio-gordo
  • 1 pão de mistura com manteiga magra + 1 copo de leite meio gordo + 1 laranja
  • 1 pão integral com fiambre ou queijo + 1 iogurte + 1 pera
  • 1 taça de cereais integrais com leite meio gordo + 1 maçã
  • iogurte de aromas com salada de frutas e flocos de milho ou aveia

Bom dia!

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