Farinha de trigo tipo 45, 55 ou 65? Quais as diferenças?

Imagem

As farinhas de trigo não são todas iguais, designadamente no que diz respeito ao grau de moagem. A escolha correta do tipo de farinha pode fazer toda a diferença no resultado final da receita. Uma farinha mais refinada, por exemplo, resultará num bolo mais fofo e leve, mas para a maioria das receitas de pão, o ideal será utilizar uma farinha menos refinada.

Além disso, a farinha de trigo pode também ser integral, sendo o grão moído por inteiro ou farinha refinada onde a casca é retirada antes da moagem.

Então quais as diferenças? De um modo geral, quanto mais elevado for o número da farinha, menor será a moagem e mais densa será a textura obtida.


Farinha Utilização
Tipo 45 (flor) Doces, bolos (tipo pão de ló) e sobremesas em que se pretende obter uma textura leve e fofa. Esta é a farinha equivalente à farinha “00” italiana, utilizada na confeção de massas frescas (pastas).
Tipo 55 (superfina ou extrafina) Para todas as utilizações culinárias. É a farinha mais versátil de todas, resultando bem em bolos, rissóis, polmes, molhos, etc.
Tipo 65 (fina) Para todas as utilizações culinárias. É a farinha mais indicada para fazer pão, mas também oferece bons resultados em bolos, tartes, etc.
Tipo 80 a 110 (semi-integral) Para fazer pão com alguma percentagem de farinha integral.
Tipo 150 (integral) Uma farinha integral, de moagem mais grossa, para receitas em que pretende obter maior densidade, como pães integrais, bolachas e bases de tartes.

Powered by Pans&Company

Logotipo Burger King

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s