Ferro e Vitamina A/ Ferro e Vitamina C, mais duplas de excelência!

Imagem


No seguimento da dupla de excelência “Cálcio e Vitamina D”, trazemos-lhe mais 2 duplas que deve privilegiar, de modo a potenciar a absorção de ferro pelo organismo.

O ferro*, mineral essencial na formação da hemoglobina e respiração celular, é absorvido pelo organismo em quantidades muito reduzidas (ainda mais reduzidas nos alimentos de origem vegetal), mas é possível aumentar o seu grau de absorção, combinando alimentos ricos neste mineral com alimentos ricos em vitamina A e vitamina C.

*Os alimentos de origem animal e de origem vegetal que são ricos em ferro variam em biodisponibilidade (capacidade do organismo para absorver e utilizar os nutrientes). Os de origem animal fornecem “ferro heme” (mais biodisponível) e os de origem vegetal contêm ferro “não heme” (menos biodisponível), beneficiando da “ajuda” da vitamina A e da vitamina C.

Como combinar ferro e vitamina A ou ferro e vitamina C?

Alimentos ricos em ferro: leguminosas (feijão, lentilhas, grão-de-bico) ervilhas, agrião, milho, salsa, espinafres, brócolos, beterraba, frutos secos, peixe e carnes (sobretudo fígado)…

Alimentos ricos em vitamina A: legumes e frutas de tom alaranjado (cenoura, abóbora, batata-doce, manga, pêssego…) e verde-escuro (agrião, brócolo, espinafre…) e ainda gema de ovo…

Alimentos ricos em vitamina C: citrinos, kiwi, morango, manga, ananás, pimento, brócolos…

Não perca, em breve, mais informações sobre nutrientes.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s