No seguimento da dupla de excelência “Cálcio e Vitamina D”, trazemos-lhe mais 2 duplas que deve privilegiar, de modo a potenciar a absorção de ferro pelo organismo.
O ferro*, mineral essencial na formação da hemoglobina e respiração celular, é absorvido pelo organismo em quantidades muito reduzidas (ainda mais reduzidas nos alimentos de origem vegetal), mas é possível aumentar o seu grau de absorção, combinando alimentos ricos neste mineral com alimentos ricos em vitamina A e vitamina C.
*Os alimentos de origem animal e de origem vegetal que são ricos em ferro variam em biodisponibilidade (capacidade do organismo para absorver e utilizar os nutrientes). Os de origem animal fornecem “ferro heme” (mais biodisponível) e os de origem vegetal contêm ferro “não heme” (menos biodisponível), beneficiando da “ajuda” da vitamina A e da vitamina C.
Como combinar ferro e vitamina A ou ferro e vitamina C?
Alimentos ricos em ferro: leguminosas (feijão, lentilhas, grão-de-bico) ervilhas, agrião, milho, salsa, espinafres, brócolos, beterraba, frutos secos, peixe e carnes (sobretudo fígado)…
Alimentos ricos em vitamina A: legumes e frutas de tom alaranjado (cenoura, abóbora, batata-doce, manga, pêssego…) e verde-escuro (agrião, brócolo, espinafre…) e ainda gema de ovo…
Alimentos ricos em vitamina C: citrinos, kiwi, morango, manga, ananás, pimento, brócolos…
Não perca, em breve, mais informações sobre nutrientes. |