Mel, “ouro alimentar” 100% natural

Imagem

Depois de recolherem o néctar das flores, as abelhas transformam-no, através das suas enzimas digestivas, criando um dos alimentos mais incríveis da natureza, o mel!

O mel é o único alimento naturalmente doce, que contém percentagens significativas de proteínas, sais minerais e vitaminas, entre outros nutrientes de alto valor.

Contudo, o mel não é todo igual, variando em função das plantas que lhe dão origem e conforme a localização geográfica dessa flora, podendo as abelhas recolher pólen de uma só flor ou de várias flores/plantas. As diferenças manifestam-se especialmente ao nível da tonalidade, densidade e aroma, mas também no que respeita aos benefícios naturais conferidos pelas plantas que estão na sua origem.
Por exemplo, o mel de urze é um dos mais ricos em antioxidantes; o mel de flor de laranjeira é o mais digestivo e calmante; o mel de eucalipto possui propriedades balsâmicas; o mel de tília promove o sono; o mel de rosmaninho previne diversos problemas de saúde, etc.

Nutrientes e propriedades

Constituído por cerca de 75% de hidratos de carbono (glucose e frutose) e cerca de 20% de água, o mel reúne proteínas de origem vegetal, uma considerável combinação de sais minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), vitaminas (do complexo B, vitamina C, D e E) e ainda antioxidantes (flavonoides e fenólicos).

Sabia que quanto mais escuro for o mel,
maior será a sua concentração de sais minerais?

Além de ser uma excelente fonte de energia, o mel tem propriedades digestivas e até curativas em alguns casos. É antibacteriano e antifúngico, antioxidante, diurético e probiótico, atuando, por exemplo, como tonificante muscular, estimulador da memória, hidratante para a pele, aliviando ainda a tosse e rouquidão, queimaduras, etc, etc.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s