Pães há muitos! Quais são as diferenças?

Imagem

A crosta estaladiça, o miolo macio, aquele aroma a sair do forno…é isto que torna o pão irresistível!
Pertencente ao grupo dos cereais, derivados e tubérculos, o pão é uma importante fonte de hidratos de carbono, minerais, vitaminas do complexo B e fibras.

Mas o pão não é todo igual, nem no formato, nem no sabor, nem nos nutrientes que fornece. Uns são mais ricos em fibra, outros em hidratos de carbono ou outros nutrientes, conforme as farinhas e ingredientes utilizados. Conheça ou relembre algumas diferenças.

Pães de farinha de trigo: o tradicional pão bijou e o pão carcaça são exemplos dos muitos tipos de pão feitos exclusivamente com farinha de trigo. São pães simples, leves e de sabor subtil, ideais para acompanhamento de refeições ou pequeno-almoço.

Pães de farinha de centeio: o centeio é uma farinha mais escura, rica em hidratos de carbono, contendo uma boa percentagem de fibras, vitaminas e minerais. Os pães de centeio são habitualmente mais densos e compactos que os de trigo.

Pão de mistura: habitualmente, o chamado pão de mistura é feito à base de trigo e centeio, mas pode também resultar da mistura de outras farinhas, como malte, cevada, etc.

Pão integral: é o pão que contém maior percentagem de fibras, vitaminas e minerais, uma vez que a farinha integral não atravessa o processo de refinação, sendo aproveitada a totalidade dos grãos, incluindo a casca, onde se encontram todos estes nutrientes.

Pão de milho: a farinha de milho, que é a sua base, é especialmente rica em minerais e vitaminas do complexo B. Se não for misturada com farinha de trigo, é uma excelente opção para quem é intolerante ao glúten.

Pão Bagel: preparado à base de farinha de trigo, apresenta uma textura densa e elástica, resultado de duas fases de cozimento: primeiro é fervido em água, terminando a sua cozedura no forno.

Pão de sementes: as sementes – girassol, linhaça, sésamo, papoila, etc – dão sabor e nutrientes adicionais ao pão. Muito ricas em proteínas, vitaminas e minerais, as sementes podem ser misturadas na farinha ou polvilhadas nas crosta do pão.

Pão de cevada: mais nutritiva que o trigo, a cevada dá ao pão uma cor escura intensa. A farinha de cevada é muito rica em vitaminas A, do complexo B, C e K e em minerais como cálcio, fósforo, iodo, zinco e cobre.

Pão de aveia: o pão com farinha de aveia é especialmente rico em minerais como o ferro, cobre, magnésio e fibras.

Baguete francesa: é um pão especialmente crocante e de miolo macio e adocicado, preparado com farinha de trigo refinada. É ideal para a preparação de sanduiches ricas em recheios, não só pelo formato, mas também pelo sabor e “resistência” à humidade dos molhos.

Powered by Pans&Company

Logotipo Pans

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s