Será que a cenoura torna os olhos mais bonitos?

Imagem

Já reparou na semelhança entre uma rodela de cenoura e um olho humano? E já reparou que há muitos outros frutos e vegetais cujo formato se assemelha a alguns órgãos do corpo?

Paracelso, médico dos séculos XV/XVI, considerado por alguns o “pai” da medicina moderna, foi o autor da “Doutrina das Assinaturas”, segundo a qual o formato e aspeto interior de alguns frutos, legumes e plantas são como que uma assinatura dos benefícios dos mesmos sobre determinados órgãos do corpo humano.

Comecemos, precisamente, pela cenoura, cuja riqueza em vitaminas e antioxidantes como o betacaroteno criam defesas contra a degeneração macular. Portanto, não tornando os olhos mais bonitos a cenoura é, contudo, muito benéfica na prevenção de alguns problemas de saúde ocular.

Outros casos curiosos

  • As nozes, cujo formato lembra um cérebro, são realmente ricas em ácidos gordos essenciais, que estimulam os neurotransmissores.
  • O tomate e a maçã (em forma de coração quando longitudinalmente cortados a meio), favorecem a corrente sanguínea e previnem problemas cardíacos.
  • O feijão, lembrando o formato de um rim humano, apresenta benefícios comprovados na função renal.
  • Os citrinos, cuja polpa tem semelhanças com as glândulas mamárias, contêm substâncias protetoras contra as células cancerígenas.
  • Os cogumelos, quando fatiados, parecem-se com o ouvido humano, sendo a sua riqueza em vitamina D importante no fortalecimento dos ossos, inclusive os pequenos ossos dos ouvidos.
  • A batata-doce, de formato idêntico ao do pâncreas, contribui para a regulação do índice glicêmico.
  • Peras e abacates, lembram os contornos de um útero e são realmente benéficos na regulação dos níveis de estrogénio, além de serem fonte de ácido fólico.
  • A estrutura do aipo e da acelga, por exemplo, lembram os ossos do corpo humano e são fonte de nutrientes que contribuem para a resistência dos mesmos.
  • A cebola, cuja composição por camadas tem semelhanças com as células humanas, possui propriedades anti-inflamatórias e a capacidade de purificar as células do corpo.
  • O gengibre, por vezes em forma de estômago, é utilizado na milenar medicina oriental como calmante do estômago dada a sua riqueza em fitoquímicos.
  • E a banana, cuja curvatura lembra um sorriso, contém substâncias estimulantes da serotonina, um neurotransmissor que influencia o bom humor.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s