Marinar alimentos – alguns cuidados a ter em conta

Imagem

Quando o objetivo é conferir ou acentuar o sabor dos alimentos, as marinadas líquidas são a melhor forma de o conseguir. Além do sabor, as marinadas servem também para amaciar e preservar ou acrescentar suculência, por exemplo, às carnes mais secas que exigem maior tempo de cozedura (assados, por exemplo).

Esta técnica culinária permite transferir sabores através da imersão do alimento em líquido com temperos, durante um determinado período de tempo.

O elemento líquido da marinada pode ser, por exemplo, vinagre, azeite, sumo de limão, vinho, cerveja, etc. O tempero seco pode ser alho, cebola, louro, sal, pimenta e uma quase ilimitada combinação de ervas aromáticas e especiarias, conforme o sabor desejado.

1. Ao marinar, tenha em conta o seguinte:

– nunca faça marinadas em recipientes metálicos (exceto se forem inoxidáveis), uma vez que o ácido do líquido poderá ter um efeito reagente no metal. O mais seguro será recorrer a recipientes em vidro ou cerâmicos.
– se o alimento não necessitar de mais de 30 minutos em maridada, poderá manter o recipiente à temperatura ambiente;
– se precisar de mais tempo, tape e coloque no frigorífico até cozinhar.

2. Durante quanto tempo marinar?
Dependendo do tipo de alimento e da intensidade de sabor pretendida, o tempo necessário para absorção de sabores pode variar de alguns minutos a vários dias.

Outra dica: assegure-se que o alimento fica totalmente imerso na marinada. Caso contrário, tenha o cuidado de o virar regularmente para que o sabor se distribua uniformemente em toda a superfície.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.