Coma com calma! É muito importante saber saborear!

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Apesar de ser quase senso comum que comer rapidamente não é um hábito saudável, há estudos científicos recentes que realmente validam este facto.

Por exemplo, um estudo1 levado a cabo pela Universidade da Carolina do Norte e apresentado há alguns meses no Congresso Europeu de Obesidade, no Porto, sugere que saborear lentamente os alimentos, longe de fontes de distração (como televisores, por exemplo) e num estado de atenção plena2 ao que se está a comer, é uma das formas mais eficazes de manter ou perder peso.

1 – Mais em https://www.medscape.com/viewarticle/880255
2 – uma prática inspirada em tradições budistas milenares que defendem que comer com plena consciência é uma forma de meditação.

Um outro estudo, realizado pela Universidade de Hiroshima3 no Japão e apresentado na Associação de Cardiologia dos EUA, concluiu que, sempre que os alimentos são ingeridos rapidamente, o cérebro não tem tempo suficiente para se aperceber que o corpo se encontra saciado. E por esse mesmo motivo, há uma forte tendência para comer de forma exagerada, o que acaba por desencadear variações nos níveis de glicose.

3 – este estudo envolveu mais de 1000 pessoas, que foram acompanhadas durante 5 anos.

Portanto, desfrute de cada refeição com tempo e calma. Concentre-se nos aromas, nos sabores, nas texturas que cada alimento oferece, de preferência em convívio com família ou amigos e longe de televisores, computadores ou telefones.

Bom apetite!

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