7 dicas para as crianças comerem mais fruta

Imagem

Não é por acaso que a fruta é um dos primeiros alimentos a introduzir na alimentação infantil. O hábito de comer fruta deve ser estimulado desde muito cedo, mas nem sempre é simples conseguir que as crianças comam fruta em quantidade suficiente.

Neste caso, persistência e paciência são essenciais e muito importante também é nunca obrigar a comer, mas sim aprender a seduzir o paladar da criança. Experimente as seguintes dicas:

1 – Leve a criança às compras
Diga-lhe o nome de 3 ou 4 frutos e deixe a criança escolher o que mais gosta. Em casa, peça-lhe que arrume os frutos na fruteira. Esta é uma forma simples de envolver a criança na escolha do que vão comer.

2 – Fruta sempre disponível
Mantenha as frutas sempre ao alcance da vista.
Coloque no frigorífico pequenas tacinhas coloridas com fruta já descascada* e cortada em pedaços, pronta a comer (neste caso, regue com sumo de laranja ou tangerina, para evitar oxidação).

3 – Fruta na lancheira escolar
Inclua na lancheira fruta pronta a comer na escola (descascada* e em pedaços ou batidos de fruta com iogurte, devidamente refrigerados).

*a casca/pele dos frutos é muito rica em fibras. Para evitar perdas, sempre que possível, lave bem o fruto antes de cortar e mantenha a casca.

4 – Sempre presente nas refeições principais
Ao almoço e ao jantar, coloque na mesa 2 ou 3 tipos de fruta para que a criança possa escolher. Poderá ainda preparar uma deliciosa salada de frutas variadas (sem açúcar e sempre regada com sumo de citrino para não oxidar).

5 – Torne a fruta mais ainda mais apetecível
Recorra à criatividade e apresente a fruta de forma original. Por exemplo, palitos de maçã ou pera, bolinhas de melancia ou melão, espetadas de fruta. Há mil e uma receitas com frutas frescas que pode experimentar.

6 – Novos frutos para provar
As crianças sentem-se atraídas por formas e cores, pelo que vale a pena tirar partido da diversidade que o mundo das frutas oferece. Apresente regularmente um fruto diferente (anona, physalis, maracujá, figo…) e deixe a criança explorar, pegar e cheirar antes de provar. Inclua os novos frutos em saladas com outros frutos, se achar que a criança vai estranhar o sabor.

7 – Eu quero mais fruta!
Entre em http://www.vivabem.pt/jogos/eu_quero_mais_fruta.pdf e mostre o quanto é importante comer fruta diariamente e variar.

Outras ideias
Se, mesmo assim, a criança oferecer alguma resistência, experimente fazer:

Por último, lembre-se: nenhum destes conselhos funcionará se a criança não receber o exemplo de toda a família.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.