Alinhada com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e das Nações Unidas, a Direção-Geral da Saúde em Portugal (DGS) refere a atividade física como uma prioridade de saúde pública.
De acordo com dados recentes da DGS1, a inatividade física é responsável por cerca de 4% dos casos de doença coronária; 4,5% de doença cerebrovascular; 4,9% da diabetes tipo II; 7,1% dos casos de cancro da mama e 7% do cancro do cólon, devendo-se também à falta de atividade física 6,4% de mortes por todas as causas.
Além destes dados, vários estudos já comprovaram os benefícios da atividade física regular na prevenção de demência, Alzheimer e depressões, tendo também sido demonstrado uma capacidade cognitiva superior e um melhor rendimento escolar em crianças e jovens que praticam desporto com regularidade.
A par de uma alimentação completa, equilibrada e variada, a atividade física regular é um verdadeiro passaporte de saúde, uma fórmula que lhe trará melhor qualidade e também mais anos de vida.
E não é obrigatório frequentar um ginásio. Há imensas soluções para incluir a atividade física no seu dia a dia. Se ainda não pratica desporto2, descubra aqui qual o mais indicado para si…