Não podemos escolher a família, mas podemos escolher passar tempo de qualidade com as pessoas de quem mais gostamos. E uma das melhores formas de o fazer é através do desporto*.
Juntar a família e o desporto é unir dois universos que desencadeiam inúmeros benefícios, desde o enriquecimento dos laços familiares à valorização da saúde e bem-estar físico e emocional.
É importante partilhar uma atividade que todos gostem e tenham condições físicas para praticar, bem como definir objetivos e horários que sejam convenientes a todos, nem que seja necessário estabelecer uma hora específica apenas ao fim de semana.
O que fazer? Aqui ficam algumas ideias:
Apenas duas pessoas disponíveis?
Poderão praticar ténis, ténis de mesa, badmington, caminhada, ir à piscina, andar de bicicleta ou qualquer outra atividade a gosto.
Tem uma família grande?
O ideal será fazer desporto em equipa. Por exemplo, um jogo semanal de futebol, basquete ou andebol, ao ar livre ou em pavilhão (pais e tios contra primos, por exemplo).
Outras ideias:
Correr pode ser ainda mais estimulante na companhia de mais elementos da família, assim como ir à piscina, praticar artes marciais ou até arriscar experimentar um desporto mais radical…
*Fale com o seu médico antes de iniciar a prática desportiva e sempre que tiver qualquer dúvida sobre o assunto.