Poderíamos referir centenas de estudos sobre café e cafeína, mas importa apenas partilhar algumas considerações relativamente à forma como o café atua no rendimento desportivo.
Não há dúvida de que a cafeína, tem uma ação estimulante que aumenta o nível de alerta e de concentração, atrasando a sensação de fadiga. É verdade que, ao estimular as funções cerebrais e o sistema nervoso, potencia a performance física e a sua ação favorece o metabolismo, a força muscular e desencadeia uma melhor utilização das gorduras (queima de calorias).
Contudo, estes efeitos parecem depender de variáveis como o tipo, intensidade e duração de exercício praticado e condição física de cada pessoa, sendo que, em alguns casos, a cafeína pode até ser prejudicial.
A cafeína é rapidamente absorvida pelo organismo, atingindo o seu pico máximo de concentração no sangue 1 a 2 horas depois de ser ingerida. Portanto, experimente consumir uma chávena de café cerca de 1 hora antes do seu próximo treino, para perceber se sente alguma diferença no seu rendimento.
Qual a quantidade ideal?
Uma chávena de café de 30 ml fornece cerca de 88mg de cafeína.
A dose indicada para cada pessoa depende do peso, sexo e idade (média de 3 a 6 mg/Kg de peso). A ingestão de doses superiores ao recomendado não traz quaisquer benefícios e podem até ser prejudiciais. De qualquer modo, deverá sempre pedir opinião ao seu médico, para poder decidir com bom senso e de acordo com as suas necessidades.