É de senso comum que retirar a casca a certos frutos é descartar nutrientes de grande valor alimentar (como fibras e outros). Mas não é só desta forma que se desperdiça nutrientes. Por vezes a forma como são armazenados ou cozinhados também pode afetar a preservação nutricional.
Aqui ficam algumas dicas para garantir o aproveitamento máximo do que há de melhor nos alimentos, além do sabor.
1. Armazenar
– Após colheita ou compra, consuma os alimentos logo que possível. Evite armazenar os alimentos no frigorífico por muito tempo, uma vez que vão perdendo vitaminas e minerais aos poucos.
2. Preparar
– Sempre que possível, aproveite a casca de frutos e legumes, que é também normalmente muito rica em nutrientes e onde se concentram maiores percentagens de fibras.
– Evite fatiar demais os alimentos, para evitar o contacto com o ar e a secura da sua superfície. No caso de alimentos ricos em vitamina C, por exemplo, esta tende a perder-se em contacto com o ar.
3. Cozinhar
– Sempre que possível, cozinhe no vapor, evitando assim a perda de sucos e nutrientes para a água de cozedura.
– Ao cozinhar, utilize o mínimo de água possível. Por exemplo, ao fazer sopas, coza os legumes no mínimo de água e acrescente a restante água após cozedura. Assim, a cozedura será mais rápida, evitando perdas de minerais e vitaminas.
– Da mesma forma, não deixe que os alimentos cozinhem mais do que é realmente necessário.
– Não desperdice água de cozedura de alimentos (onde normalmente são retidos alguns nutrientes). Reutilize-a para preparar outro alimento e assim beneficiar de maior riqueza nutricional.