Combinar nutrientes, para um crescimento saudável

Imagem

Os nutrientes são substâncias essenciais à vida, que conseguimos obter a partir da ingestão adequada de alimentos. Mas os nutrientes não são todos iguais e todos desempenham funções específicas no organismo.

Esta é uma das mais fortes razões para manter uma alimentação completa, equilibrada e variada, que seja capaz de suprir as necessidades energéticas de cada indivíduo. Só assim se consegue garantir que os nutrientes cumprem as suas devidas funções: energética, construtora, reguladora, ativadora e protetora.

1. Função energética
As proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras fornecem energia para todos os processos (por exemplo, andar) e reações do organismo (por exemplo, respirar).

2. Função construtora ou plástica
Alguns nutrientes servem para “construir” as estruturas do nosso corpo (por exemplo, as proteínas para os músculos e alguns minerais como o cálcio para ossos e dentes).

3,4,5. Funções Reguladora, Ativadora e Protetora
As fibras, a água, as vitaminas e os minerais e oligoelementos regulam e ativam as reações que ocorrem no organismo (por exemplo, a atividade intestinal) e permitem que outros nutrientes sejam aproveitados e o protejam de diversas agressões e doenças.

Mais em http://www.vivabem.pt/alimentos_e_nutrientes

Deixe o seu comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.