Os intervalos de tempo entre o pequeno-almoço e o almoço e entre o almoço e o jantar são importantes demais para ignorar. Não ingerir alimentos nestes períodos significa obrigar o organismo a abrandar para economizar energia apenas para as funções vitais.
Ter por hábito abdicar dos lanches pode afetar bastante a saúde, uma vez que, em média, é recomendável ingerir alimentos a cada 3 horas para manter o metabolismo ativo.
Os lanches a meio da manhã e a meio da tarde ajudam a controlar o apetite durante as refeições principais, evitando comer exageradamente nessas refeições, uma vez que a sensação de saciedade é prolongada até essas horas.
O lanche da tarde tem um papel especialmente importante no controlo dos níveis de cortisol e serotonina (substâncias altamente influenciáveis nos níveis de stress e ansiedade), bem como na regulação dos níveis de colesterol e insulina.
Assim, para garantir um dia com energia, boa disposição e bem-estar o ideal é fazer cinco ou seis refeições por dia: pequeno-almoço, almoço, jantar e pequenos lanches nos intervalos, garantido sempre uma alimentação completa, equilibrada e variada.