Sabia que o cálcio é o mineral presente no nosso corpo em maior quantidade? E que para garantir a sua manutenção, é necessário ingerir cerca de 1000mg /dia, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde?
Ao pensar em fontes de cálcio, é habitual pensar imediatamente em leite. Mas esta não é única, nem sequer a mais rica fonte de cálcio.
Nos casos de intolerância à lactose1, por exemplo, há diversos alimentos que podem fornecer as dosagens de cálcio que necessitamos, entre os quais legumes de cor verde escura (como brócolos, agrião, salsa, couve, espinafres…); frutos (como laranja, tangerina, figo, kiwi, ameixa…); leguminosas (como grão-de-bico, feijão, lentilhas…); peixes azuis (como sardinha, atum, cavala…); oleaginosas (como nozes, amêndoas…); cereais como aveia; ovos; soja e tofu; sementes de sésamo, chia, entre outros alimentos2.
E não esqueça que não basta ingerir alimentos ricos em cálcio. Para que o organismo absorva devidamente este mineral, é fundamental garantir também a quantidade certa de vitamina D.
1 – O que é a intolerância à lactose? É a manifestação de alergia à proteína do leite de vaca, que ocorre quando o sistema imunitário a identifica como uma substância agressora, desencadeando uma reação imunológica contra a mesma. Essa reação pode desencadear alterações digestivas, respiratórias ou de pele. Se suspeita de alergia/ intolerância à lactose, fale com o seu médico. Os sintomas podem ser muito semelhantes aos de outros tipos de alergias alimentares.
2 – Se é realmente intolerante à lactose, nunca se esqueça de verificar atentamente os rótulos. Há inúmeros alimentos “insuspeitos” que contêm lactose.