Porquê beber água antes e durante o treino?

Imagem

Não é novidade (e é óbvio) que ao praticar exercício físico, o corpo perde uma maior quantidade de água, que é necessário repor logo que possível.
A perda ocorre ao transpirar, uma vez que a transpiração é uma forma de defesa e autorregulação da temperatura corporal (que sobe ao ser estimulada pelo esforço e calor).

Se houver o cuidado de assegurar uma boa reserva extra de água no corpo algum tempo antes de iniciar a atividade, o risco de desidratar é praticamente nulo.

Pelo contrário, se não ingerir água, o mais certo é sentir algum mau estar (calor, sede, dor de cabeça…) causado pela desidratação.

Portanto, qualquer que seja a modalidade que pratica, nunca se esqueça de começar a beber água 15 a 20 minutos antes. E que quantidade? Depende da sua condição (sexo, idade, estrutura física…), mas uma média de 500ml será o ideal.

E durante o treino?

– em atividades de esforço reduzido a médio, que não se prolonguem por mais de uma hora, deverá beber água regularmente;

– em treinos mais intensos e de duração superior a uma hora, será recomendável ingerir uma bebida isotónica, que contém sais minerais que ajudam a manter as reações químicas do organismo.

Relembre aqui também o que comer antes e depois de treinar.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.