
Sabia que na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nº1 do artigo 25º estão firmados os Direitos Humanos à Alimentação Adequada?
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado anualmente a 10 de dezembro, honra-se o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem (DUDH), em 1948.
É neste artigo, que se consagra que a Alimentação constitui um dos direitos humanos previstos nesta Declaração, sendo reconhecida como um requisito básico para a promoção e proteção da saúde e consequente salvaguarda da dignidade humana.
Este direito Humano não se refere exclusivamente à ingestão de nutrientes necessários à vida, mas sim ao acesso físico e económico, à alimentação adequada, em termos nutricionais e de segurança, ou a meios desta, como também se refere às condições sociais, económicas, culturais, climáticas e ecológicas.
Atualmente, o Direito Humano à Alimentação Adequada, não está de facto e mundialmente assegurado, sendo que ainda há um longo caminho a percorrer para que o acesso a uma Alimentação Adequada seja uma realidade.
Trabalhamos todos para garantir e contribuir, enquanto parte e operador no sector alimentar, para que a Alimentação Adequada esteja assegurada.