Alimentação em tempos de pandemia

Imagem

Desde os inícios de pandemia, foram muitas as mudanças em diferentes aspetos da nossa vida pessoal, profissional e até na forma como nos organizamos em sociedade.

Forçosamente era inevitável o impacto na alimentação e, ainda a vivenciar-se tempos pandémicos, será pouco preditivo se o impacto será para ficar ou apenas ficarão sinais de uma adaptação a um momento.

Mas, que mudanças foram então mais evidente?

Em 2020, no Inquérito sobre Alimentação e Atividade Física em Contexto de Contenção Social, promovido pela Direção-Geral da Saúde, 45% dos inquiridos referiram alterações de hábitos alimentares durante o período de maior contenção social, incluindo alteração do número de idas às compras, alteração do apetite, alteração no apetite causada pelo stress, as horas diferentes de trabalho, que perfizeram as causas mais apontadas para estas alterações.

Ao consumo alimentar concretamente, as modificações mais relevantes verificaram-se com o aumento do consumo de água, snacks doces, fruta e de hortícolas. No oposto, foi referido a diminuição no consumo de take-away, refeições pré-preparadas, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Entre outras mudanças, assim como, alterações profundas vivenciadas nos padrões de atividade física, mais de ¼ dos referiram ter aumentado o peso.

Unem-se aqui mudanças que poderão ter elevado impacto para o agravamento de indicadores de risco e proteção da saúde.

Obesidade, diabetes, hipertensão arterial assumem-se como fatores de risco para doença severa na infeção por SARS-CoV-2, o que torna prioritário tudo fazer-se para promover o correto aporte nutricional e alimentar dos indivíduos.

Reforça-se a importância da adoção de uma alimentação saudável, completa, variada e equilibrada e sustentável, associada também a um estilo de vida saudável, complementada com a atividade física.

Por estes desafios, todos trabalhamos para promover e fornecer equilíbrio e variedade, tão basilares a um estilo de vida promotor de saúde.

É desejo que com a mitigação da pandemia, possamos então, aproveitar em pleno, momentos de prazer, aliados a escolhas conscientes e informadas.

Fontes Utilizadas: REACT-COVID – Inquérito sobre alimentação e atividade física em contexto de contenção social, versão retificada. Direcção Geral da Saúde, maio 2020)
https://nutrimento.pt/activeapp/wp-content/uploads/2020/05/REACTCOVID_Survey_Retificado.pdf

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.