O lanche não é só para as crianças

Imagem

Se não tem por hábito fazer pausas para lanchar de manhã e à tarde, é provável que esteja a causar danos na sua própria saúde.

Fazer 6 refeições por dia: pequeno-almoço, almoço, jantar e pequenos lanches de manhã e à tarde, ou seja, ingerir alimentos a cada 3 horas, é a única forma de manter o equilíbrio metabólico, ou seja, o equilíbrio da energia que nos é fornecida pelos alimentos.

Sabe o que acontece quando não ingerimos alimentos entre o pequeno-almoço e o almoço e entre o almoço e o jantar? Por um lado, obrigamos o metabolismo a abrandar, de modo a poupar energia unicamente para as funções vitais. O corpo tende a armazenar mais gordura e a perder massa muscular, para poder manter reservas adicionais de energia. Por outro lado, descontrolamos os níveis de cortisol e serotonina (substâncias reguladoras do stress e ansiedade) e os níveis de colesterol e insulina.

Estas são razões mais que suficientes para não desprezar os seus lanches. Mas há mais. Os lanches ajudam a controlar o apetite durante as refeições principais, evitando comer exageradamente nessas refeições, uma vez que a sensação de saciedade é prolongada até essas horas.

Portanto, se ainda não o faz, ou se não tem apetite para lanchar, introduza gradualmente nos seus hábitos diários alimentos leves e saudáveis (sumos naturais, leite simples, iogurte, nozes, tostas integrais, etc). Ao fim de algum tempo, verá que já não vai dispensar os lanches e sentirá menos apetite nas refeições principais, além de uma maior energia e bem-estar.

Deixe o seu comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.