Pergunte a si mesmo porque corre ou porque gostaria de correr: por diversão, para ser saudável, para testar limites, para queimar calorias, pelo desafio, para ganhar corridas, por caridade, para aliviar o stress, para pensar e descontrair, para se sentir livre, para provar que consegue, para se sentir mais forte… As razões e as motivações para correr são realmente tão variadas quanto os benefícios que a corrida pode trazer:
– ao correr, o corpo recorre às suas reservas de gordura para obter energia, queimando calorias em excesso;
– a corrida melhora o fluxo sanguíneo, aumentando a quantidade de sangue, nutrientes e oxigénio para as células e estimulando a capacidade de contração do músculo cardíaco, trabalhando assim a resistência física e respiratória;
– potencia as endorfinas, o que resulta na diminuição de stress e ansiedade, melhoria da concentração e memória, melhoria do sistema imunológico, combate aos radicais livres e promoção de uma sensação de bem-estar geral.
Não se esqueça!
- Para evitar lesões, escolha um equipamento (roupa e calçado) adequado ao tipo de piso em que corre.
- Respeite os ritmos: aqueça previamente todos os músculos, acelere progressivamente o ritmo e diminua a intensidade a cerca de 15 minutos do final. Termine com 5 minutos de alongamentos.
Nunca se esqueça da água!
Ao transpirar, o corpo desidrata e perde sais minerais. É importantíssimo assegurar uma boa hidratação, especialmente em treinos de duração superior a 45 minutos. Beba antes de começar a correr e pequenos goles de água de 15 em 15 minutos durante a corrida. Em percursos superiores a 60 minutos, poderá recorrer a uma bebida desportiva que contenha hidratos de carbono e eletrólitos (magnésio, sódio, potássio, cálcio).
Boa corrida!