De regresso ao trabalho…

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Quando as férias de verão terminam, regressar ao trabalho nem sempre é fácil. Há que cumprir novamente horários, enfrentar o trânsito, retomar rotinas, parecendo até que a energia reposta tende a esgotar-se rapidamente… Não pense que é a única pessoa a sentir-se assim. Esta sensação é comum e natural do ser humano.

Mas é importante manter a energia durante todo o ano, pelo que deixamos aqui alguns conselhos que vão ajudar a sua reentrada no mundo do trabalho com naturalidade.

1.Respeite o sono
Se durante as férias se deitava mais tarde e dormia mais horas, agora é importante regularizar as horas de sono. Abrande o ritmo logo após o jantar e procure deitar-se um pouco mais cedo, mesmo que não consiga dormir de imediato, para que o corpo reencontre naturalmente o período certo de descanso (cerca de 7 a 8 horas de sono).

2.Tome um bom pequeno-almoço
Para poupar tempo ao acordar, prepare a mesa para o pequeno-almoço antes de se deitar e saboreie esta refeição matinal com calma, para ajudar o seu corpo a despertar melhor.

3.Alimente a sua energia
Respeite os horários das refeições e nunca prescinda de uma sopa de legumes antes de cada refeição principal. Além de saciar, a sopa é uma ótima forma de garantir nutrientes que promovem reações bioquímicas potenciadoras de energia (minerais como ferro, zinco, cobre; vitaminas como C, E e do complexo B, antioxidantes e outros nutrientes fundamentais).

4.Abrace o exercício
Está comprovado que o exercício físico aumenta os níveis de energia. O exercício regular e moderado, adequado à sua condição física, ajudará a promover uma sensação de bem-estar e maior resistência. Opte pelo que mais gostar de fazer.

5.Caminhe mais
Se lhe for possível, evite o carro e os transportes públicos. Opte por ir a pé para o trabalho e para outros locais que não sejam assim tão distantes. Caminhar é um momento ótimo para refletir e fazer planos.

6.Beba água
Por vezes, o cansaço é indicador de desidratação. Experimente beber um copo de água diversas vezes ao dia, para manter todos os órgãos do corpo devidamente hidratados.

7.Faça um plano pessoal
Reserve X horas semanais só para si: para passear, tomar um café com amigos no final do expediente, fazer uma massagem, ler, fotografar paisagens…

8.Planeie a próxima pausa
Se lhe for possível, planeie uma próxima pausa – mesmo que seja de 2 ou 3 dias – para conhecer uma cidade próxima ou até fazer um pouco de turismo no local onde vive. Há sempre algo mais a descobrir e a fazer! E aproveite, porque ainda falta algum tempo para o inverno e nos próximos meses, as temperaturas ainda são ótimas para desfrutar do ar livre.

9. Arrume, reorganize e decore
Faça uma ligeira mudança no seu local de trabalho. Livre-se do que não é necessário, troque canetas, blocos, renove o espaço a seu gosto, para se sentir mais identificado e motivado para recomeçar…

NOTA: É sempre aconselhável regressar a casa um ou dois dias antes de começar a trabalhar, para ter tempo de reorganizar a sua casa e fazer uma transição mais calma entre férias e trabalho. Se não o fez este ano, pense em fazê-lo nas próximas férias.

Bom regresso!

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