Batata-doce amarela, laranja ou roxa. Qual a melhor?

Imagem


Na verdade, seja branca, laranja ou roxa, a batata-doce é um alimento ótimo, que promove a proteção das células, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de fornecer uma boa percentagem de nutrientes.

Há algumas diferenças nutricionais entre os vários tipos de batata-doce, mas todas são ricas em vitaminas A, C, E, B6, B12 e D e minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio.

Sim, é doce, mas contém o dobro da fibra de uma batata comum e não contém glúten. É também rica em hidratos de carbono complexos, o que significa que fornece energia de forma gradual, saciando a fome por mais tempo.

Diferenças de cor:
Quanto mais intensa for a cor, maior será a concentração de substâncias antioxidantes. De um modo geral, as batatas de cor amarela ou laranja fornecem maior percentagem de betacaroteno e as de cor roxa maior percentagem de antocianinas (substâncias antioxidantes).

SABIA QUE?

Uma batata-doce pode conter 1/3 da vitamina C
e o dobro da vitamina A recomendada diariamente?

Como preparar e cozinhar?
A batata-doce pode ser utilizada, tal como a batata comum, em sopas, assados, guisados, purés e é um perfeito acompanhamento para pratos de carne, peixe ou vegetarianos.

De preferência, evite descascar, uma vez que a casca, além de ajudar a reter os nutrientes da batata, é também fonte de minerais e fibras. Basta cortar as extremidades e lavar bem, antes de cozinhar. Cozer a vapor ou assar no forno são as opções ideais para conseguir aproveitar toda a sua riqueza nutricional.

Deixe o seu comentário...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s