Como se mede uma porção de alimentos?

Imagem

A Roda dos Alimentos representa graficamente a proporção ideal de cada grupo de alimentos. De cada um desses grupos, devemos ingerir as porções diárias recomendadas e variar o mais possível os alimentos de cada grupo.

Mas na prática, o que significa, por exemplo, uma porção de hortícolas, ou 3 porções de fruta? Na verdade, as porções variam conforme o grupo de alimentos.

  • Uma porção de cereais e derivados e tubérculos pode corresponder, por exemplo, a 1 fatia de pão, ou então a 5 colheres de cereais de pequeno-almoço, ou a 1 batata inteira, ou a 4 colheres de arroz, etc.
  • No caso dos hortícolas, uma porção equivale a 1 chávena de legumes cozinhados, ou 2 chávenas de legumes crus.
  • Cada fruto de tamanho médio (ex. maçã) é considerada uma porção.
  • Nos laticínios e derivados, uma porção equivale a 1 caneca de leite, ou então a 1 iogurte líquido, ou a 2 fatias finas de queijo, por exemplo.
  • No que respeita a carne, peixe e ovos, considera-se uma porção 25g de carne ou peixe, ou então 1 ovo.
  • Uma porção de leguminosas equivale a cerca de 3 colheres de sopa cheias de ervilhas, favas, etc.
  • Para as gorduras, uma porção corresponde a 1 colher de sopa azeite ou a 1 colher de chá de manteiga ou margarina.

O número de porções a ingerir diariamente depende ainda de aspetos como idade, sexo, fase de desenvolvimento (crescimento), hábitos, nível de atividade física, preferências e gostos alimentares. Cada pessoa deverá encontrar a combinação mais adequada para suprir as suas necessidades alimentares de forma completa, equilibrada e variada.

Saiba mais aqui.

* A roda dos alimentos foi desenvolvida ao abrigo do programa Saúde XXI, através de um protocolo entre a Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto e do Instituto do Consumidor.

Deixe o seu comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.