Bom dia pequeno-almoço!

Imagem

Não é só para as crianças! É para toda a família! O pequeno-almoço é talvez a mais importante refeição do dia. Depois de acordar, as primeiras horas são cruciais para que o nosso organismo consiga repor a energia necessária para enfrentar as horas de escola ou trabalho que se seguem.

Algumas sugestões para um pequeno-almoço perfeito

Planear o pequeno-almoço
Fazer compras com antecedência, não esquecendo os bens essenciais de um pequeno-almoço saudável: leite, iogurtes, queijo, manteiga, pão, cereais integrais, frutas frescas.

Preparar a mesa
Na noite anterior, preparar a mesa com tudo o que for possível (canecas, taças, colheres, guardanapos, etc.), para que tudo se torne mais prático pela manhã. Caprichar na decoração também pode ajudar a abrir o apetite!

Os alimentos essenciais do pequeno-almoço
As necessidades nutricionais naturalmente variam de pessoa para pessoa, mas idealmente o peque-almoço deve ser composto por:

  • leite, iogurte, queijo, fiambre – fornecem cálcio e proteínas
  • pão integral, pão de mistura, pão de sementes; flocos de aveia, cereais integrais – oferecem os hidratos de carbono
  • frutas frescas (laranja, banana, frutos vermelhos, etc.) – fontes de vitaminas e sais minerais
  • frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas) – fornecem ómega 3 e 6, sais minerais, proteína, fibra

Juntar a família, de preferência
Para começar o dia da melhor forma, o ideal é juntar todos os elementos. Se não for possível, devido à divergência de horários, isso não é desculpa para não tomar pequeno-almoço. Ninguém deve sair de casa sem comer.

Falta de apetite pela manhã?
Não é preciso comer uma grande quantidade. Quando o apetite matinal não é muito, o ideal é não forçar, mas gradualmente tentar ingerir pequenas quantidades que incluam um pouco de todos os alimentos.

Deixe o seu comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.